Juazeiro do Norte, 12 de Novembro de 2019
 
 
FUNDAMENTAL I - APRESENTAÇÃO
 

        A escola Batista do Cariri surge no cenário educacional juazeirense como fruto da necessidade da comunidade que defende uma educação direcionada para os princípios bíblicos. Considerando a importância de, cada vez mais educar indivíduos que acima de tudo, possam se identificar com a pessoa do Senhor Jesus Cristo é a meta maior desta escola.
        Nesse sentido a construção do projeto político pedagógico da nossa escola além de cumprir uma exigência legal expressa da Lei 9394/96 quando ela coloca que às escolas cabe elaborar sua proposta pedagógica. Acreditamos que o citado projeto constitui importante documento do qual a escola se utilize como parâmetro para nortear a sua prática pedagógica.
        Nesse contexto, a proposta pedagógica da Escola Batista do Cariri busca contemplar o aluno enquanto ser social ao mesmo tempo em que entende ser necessário incentivar a construção de valores cristãos. Contextualizando o ensino para com maior eficácia formar uma consciência cidadã no intuito de inserir o jovem na sociedade da qual ele faz parte levando a assumir uma postura consciente e responsável.
        Devemos também ter em vista as profundas transformações pelas quais tem passado a sociedade moderna. Cabe então a escola, enquanto veiculo formador e transformador da sociedade acompanhar as mudanças sociais e inserir-se no contexto histórico voltado para uma educação transformadora no intuito de formar cidadãos que possam atuar na sociedade de maneira consciente onde a responsabilidade, a fraternidade e a ética sejam priorizadas.
        A escola além de ter a responsabilidade de formar o homem tem ainda a função de transmitir a herança cultural das gerações. Nesse sentido, a educação constitui-se peça fundamental para o desenvolvimento sócio-político e econômico do país e tem ainda a função de desenvolver a espiritualidade formando os jovens não apenas para o fim econômico, mas essencialmente, fomentando o desenvolvimento de uma postura coerente com o meio social em que está inserido e tendo um contato com a Bíblia aceitando-a como a palavra de Deus, uma vez que uma proposta pedagógica que tenha a preocupação de formar seres humanos completos não deve esquecer que o ser humano tem necessidades que vão além da econômica.
        Construir no nosso educando a noção de que para conviver em sociedade é essencial e que os relacionamentos humanos são pautados pelo respeito mútuo, pela ética, a fraternidade entendendo-os não apenas como meros detentores de conhecimento, mas essencialmente, que possam fazer uso dos conhecimentos científicos e tecnológicos com ética na resolução dos seus problemas cotidianos, que sejam mais felizes e capazes de transformar a realidade do seu meio social e torná-la mais humana é o nossa meta principal.
        Do exposto fica claro que a nossa proposta pedagógica visa formar um cidadão que antes de tudo seja um agente da sua formação sendo o professor um facilitador da aprendizagem, um elo entre ele e o saber. Visamos desenvolver um projeto educativo que venha otimizar o processo do ensino/aprendizagem incentivar a melhoria da qualidade de ensino, tendo em vista o sucesso do aluno. Para tanto devemos despertar nos nosso corpo docente a capacidade de dar e receber, informando e formando de forma que a aprendizagem e formação humana dos nossos alunos ultrapassem os muros da escola e reflita na sociedade.

 
Agenda de Eventos by Gaspar
« NOVEMBRO/2019 »
DSTQQSS
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930