Juazeiro do Norte, 12 de Novembro de 2019
 
 
HISTÓRIA DO COLÉGIO BATISTA
 

HISTÓRIA DOS 47 AN0S DO COLÉGIO BATISTA DO CARIRI
        Os Batistas têm colaborado na Educação em Juazeiro do Norte desde o ano de 1945, com a criação da escola Primária Batista pelo missionário Edward McLaim. A Escola Primária resultou no Ginásio Batista do Cariri, instituição que contribuiu enormemente, ao longo desses anos, para elevação do nível cultural da região e para manutenção de princípios morais embasados na doutrina bíblica.
        O Colégio Batista do Cariri completa no ano de 2011, 47 anos de existência com uma belíssima história e muitos motivos para comemorar. Durante estes longos anos esta escola se destacou no cenário educacional juazeirense demonstrando eficiência, qualidade e dedicação no ensino, mantendo-se fiel ao objetivo de educar gerações. O respeito conquistado ao longo de quatro décadas se deve à política de formação dos Batistas, que procura moldar seus alunos, não só no campo da educação, mas também formar um cidadão que possua valores cristãos. A história do Colégio Batista do Cariri se confunde diretamente com a história da 1ª Igreja Batista Regular de Juazeiro do Norte, sua mantenedora.
        Por tudo isso o Colégio Batista do Cariri se tornou um referencial na educação não só de Juazeiro do Norte como também em toda a Região do Cariri. Esta escola possui uma educação de qualidade como todos os outros colégios possuem, entretanto, existe um grande diferencial por se tratar de um colégio confessional evangélico. Muitos pais escolhem o Batista como educandário de seus filhos, por saberem que, desde a educação infantil até o ensino médio, todos terão um contato constante com a Palavra de Deus.


A ESCOLA PRIMÁRIA

        Sentindo a grande carência da região, os pioneiros decidiram iniciar uma escola primária com o alvo de alfabetizar crianças e ensinar-lhes os princípios bíblicos. Os professores eram os próprios missionários, os quais também custeavam todas as despesas dos alunos.
        A escola iniciou-se efetivamente no dia 25 de fevereiro de 1946, com algumas moças dirigidas pela Sra. Brooks. Um dos objetivos era alfabetizar os filhos dos crentes e ajudá-los a ingressar no Instituto Bíblico. Com a chegada de alguns rapazes foi preciso encontrar um lugar para hospedá-los. Assim os missionários abriram suas residências para acolher aqueles alunos. Os rapazes foram morar na residência do Miss. Jim Willson (Rua do Cruzeiro, 238) e as moças foram morar na casa de Dona Elizabeth (Rua São José, 823). Desde que começou suas atividades, a escola funcionou continuamente, ainda que com um número não muito grande de alunos.
        Na fase inicial a Escola Primária, funcionava como uma escola interna. Recebia alunos de toda região e de outras partes, fornecendo instrução, alimento e moradia. Alem disso os alunos recebiam toda assistência a saúde e, muitas vezes, até o dinheiro das passagens de retorno aos seus lares no período de férias.
        Foi assim que inúmeras crianças da época receberam educação gratuita e de qualidade, por meio da qual muitos têm assumido posições de destaque nos diversos setores da sociedade caririense, bem como em outras partes do Brasil e do mundo.


O GINÁSIO BATISTA DO CARIRI
        No Ano de 1964, dando continuidade a esse trabalho educativo, foi fundado o Ginásio Batista do Cariri tendo como seu primeiro diretor o Missionário Charles Albert Johnson. Sua criação foi fruto da visão de um grupo de pessoas dos quais se destacaram: Jim Willson, Tomé Willson, Albert Johnson, José Pereira da Silva, José Orlando de Oliveira, Jaime Augusto Lima e David de Lima Gino.
        Na segunda metade dos anos 60, o Sr. José Orlando de Oliveira, ex-aluno do curso secundário e do teológico, foi convidado para assumir a direção do já chamado Ginásio Batista do Cariri em substituição ao Sr. José Pereira da Silva. Até aquele ponto a escola era administrada pelos missionários americanos que também a subvencionava. Despesas de pessoal e material eram assumidas pelos missionários que estavam no Cariri na época. Por meio de um roteiro dos gastos, cada um contribuía regularmente com parte dos seus salários. O convite ao Prof. José Orlando para dirigir o Ginásio foi um passo decisivo para o progresso do trabalho educacional. Também significava uma demonstração clara de que os missionários estrangeiros desejavam nacionalizar a obra por eles iniciada.


O COLÉGIO BATISTA DO CARIRI

        Após mais de trinta anos à frente desta instituição, onde deixou-nos um grande legado, o Prof. José Orlando foi substituído no ano de 2003 pelo Prof. José Cavalcante. No ano de 2004, o Colégio Batista esteve sob a administração de D. Lacimir Monteiro tendo com Vice-diretor o Pr. Valney Veras. No segundo semestre de 2004 o Colégio passou a ser administrado pelo seu Conselho Deliberativo tendo à frente o Presidente Francisco Fabiano C. de Oliveira, com o prof. Hélio Nogueira coordenando o departamento pedagógico.
        Atualmente, o Colégio Batista do Cariri é administrado pelo Pr. Francisco Fabiano, funcionando com a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e Médio, com excelentes instalações e uma infra-estrutura capaz de atender mais de 1000 alunos. Dispomos ainda de um corpo administrativo e docente de alta qualidade para bem servir aos nossos clientes.
        O Colégio Batista do Cariri procurou em toda a sua história, dar uma formação integral aos seus alunos. Tal visão é mantida e defendida pela sua atual diretoria, que procura conduzir a escola dentro de parâmetros éticos e morais condizentes com os fundamentos do Evangelho.


 
Agenda de Eventos by Gaspar
« NOVEMBRO/2019 »
DSTQQSS
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930