Juazeiro do Norte, 12 de Novembro de 2019
 
 
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
 

PROPÓSITO
        Com o desejo de adaptar-se aos tempos modernos, o Colégio Batista do Cariri responde às exigências da sociedade, dando uma dimensão cristã à sua prática pedagógica avaliando as conquistas científicas e tecnológicas na perspectiva do ser humano total.



FINALIDADE

Filosófica
        Ministrar a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, firmados em uma filosofia "Cristocêntrica", baseada nos ensinamentos e na pessoa de Jesus Cristo.
Buscar por meio do ensino, metodologias adotadas, no trato com os educandos e nas diversas formas de avaliação, possibilitando uma educação cristã que opere mudanças no comportamento de vida de nossos alunos.

Educacional
        Proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de autorrealização e preparação para o trabalho integral, valendo-se de toda a ajuda que os compêndios possam oferecer.
        Os conteúdos são ordenados sob a observação de alguns critérios, no que tange a princípios, procedimentos, conceitos, valores, normas, atitudes e fatos que nortearão, inclusive, o processo avaliativo, respeitando os aspectos afetivos, sociais, regionais, políticos, numa visão holística do homem.



PRINCÍPIOS NORTEADORES

Ético-Políticos
        O Colégio Batista do Cariri tem por princípios ético-políticos desenvolver nos alunos uma personalidade sadia e forte, tendo em vista o bem comum, a lealdade no trato com o semelhante, o respeito ao próximo e à consciência individual, de modo a adequar uma convivência fraterna e responsável no ambiente escolar e na sociedade.
         Trabalhamos para a formação, em nossos alunos, de uma cidadania que conduza a um engajamento consciente na sociedade, na condição de agentes transformadores da realidade, que sabem pensar de modo crítico e reflexivo e agir construtivamente para o aprimoramento das instituições e das pessoas nelas inseridas.

Epistemológicos
        A escola, como instituição social deve possibilitar o crescimento humano nas relações interpessoais, bem como propiciar o conhecimento apropriado e elaborado, tendo como referência a realidade humana. Deve possibilitar ao aluno a aquisição de uma consciência crítica que amplie a visão de mundo. Tal visão deverá oportunizar melhores condições para uma leitura interpretativa dos fatos sociais, das relações voltadas ao homem e à natureza.

Pedagógicos
        Proporcionar condições para o desenvolvimento global e harmônico dos discentes em seus aspectos biopsicossocial e cultural, respeitando seus interesses e suas necessidades.

O docente exerce papel de facilitador da construção de um novo conhecimento de seu educando. É o mediador na aquisição do conhecimento, devendo, portanto, ser um profissional formador, reflexivo, ético, consciente da importância do seu papel, comprometido com o processo educativo.



OBJETIVOS INSTITUCIONAIS

Visão
        Fazer do Colégio Batista do Cariri uma instituição reconhecida pela qualidade de ensino com educação cristã por excelência.

Missão
        Possibilitar a formação integral de nossos alunos de forma interdisciplinar, priorizando os aspectos: intelectual, cognitivo, psicomotor, emocional, afetivo, familiar, social, físico e espiritual.

Objetivos
        Preparar indivíduos capazes de promover novas mudanças sociais, visando à formação integral do educando;
        Conscientizar o aluno sobre a valorização da vida, da dignidade, da liberdade e da individualidade humana, respeitando o seu semelhante sem preconceito de religião, raça, sexo, cor, posição social, ou qualquer outro, tendo como princípio básico a fé cristã;
Promover a pesquisa, o desenvolvimento das ciências, das letras e das artes de forma crítica, consciente e criativa;
        Trabalhar a saúde emocional do educando, promovendo atividades que favoreçam uma boa relação consigo mesmo e com o outro, desenvolvendo a auto-estima;

         Contribuir para o crescimento do aluno como pessoa e como profissional, oportunizando meios – dentre eles a orientação vocacional, para o desenvolvimento do auto-conhecimento que lhe permitirá uma escolha profissional mais consciente;
        Promover constante aperfeiçoamento profissional do corpo docente e da equipe técnico-pedagógica;
Ministrar o ensino de modo a atender às diferenças individuais dos alunos, visando a orientá-los conforme seus interesses e aptidões.

 
Agenda de Eventos by Gaspar
« NOVEMBRO/2019 »
DSTQQSS
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930